sábado, 3 de abril de 2010

Ritchie


Da esquerda para a direita: Lobão (o segundo), Lulu (penúltimo) e Ritchie (o último).


Richard David Court, ou Ritchie (Beckenham, 6 de março de 1952) é um cantor e compositor inglês radicado no Brasil.
Nascido em Beckenham, no condado de Kent, ao Sul da Inglaterra, morou em diversos países como Quênia, Dinamarca, Iêmen do Sul, Itália, Alemanha e Escócia, além de várias localidades da Inglaterra por ser filho de militar. Em 1972 conhece em Londres um grupo de brasileiros, inclusive alguns integrantes dos Mutantes, que o convencem a vir para o Brasil.
No Brasil se fixa, em princípio, em São Paulo onde monta a banda Scaladácida com Fabio Gasparini (guitarras), Sérgio Kaffa (baixo), e Azael Rodrigues (bateria). Com a dissolução da banda no final de 1973, muda para o Rio de Janeiro com a mulher, a arquiteta e estilista carioca Leda Zuccarelli. No Rio de Janeiro, passa a dar aulas de inglês para artistas como Paulo Moura, Egberto Gismonti e Gal Costa. Participa de várias bandas como flautista - como por exemplo "A Barca do Sol" - durante dois anos até começar a atuar como cantor no grupo Vímana. Ao lado de Lobão, Lulu Santos, Luiz Simas e Fernando Gama, gravam o compacto "Zebra" pela Som Livre, que é arquivado pela gravadora que alega não haver público para rock no Brasil. Em seguida a banda é desfeita e praticamente todos os seus integrantes iniciam carreira-solo.
Em 1983 Ritchie lança seu primeiro LP (Vôo de Coração), que vende mais de um milhão de cópias, capitaneado pelo imenso sucesso de seu hit "Menina Veneno".
Ao longo da carreira lançou diversos trabalhos solo, mas o primeiro LP ainda é seu disco de maior sucesso. Em 1993, ele foi co-fundador da banda "Tigres de Bengala" (ao lado de Vinicius Cantuária e Cláudio Zoli, entre outros). Durante a segunda metade dos anos 90 ele trabalha como web sound designer (sonorização para sites musicais e mídia digital), retornando com um disco de composições inéditas em 2002, intitulado "Auto-Fidelidade". Participa em 2003 do tributo à banda Secos & Molhados, lançado em CD com o nome "Assim Assado", com a participação de vários artistas. Nesse disco, Ritchie regravou a música "Fala", que surge novamente em 2008 como tema do personagem Augusto César, interpretado pelo ator José Mayer, na novela das oito da Rede Globo A Favorita).

Vímana - Zebra (1977) Compacto


Vímana foi uma banda brasileira de rock progressivo da década de 1970 que passou por quatro fases distintas. Contou com Lulu Santos (vocal e guitarra), Ritchie (vocal e flauta), Luiz Paulo Simas (teclados) e Lobão (bateria), dentre outros.
Em 1976, a banda, através do produtor Guto Graça Melo, teve a chance de gravar enfim seu primeiro LP, pela Somlivre. LP que, porém, nunca chegou às lojas. Foi arquivado pela gravadora que alegava não haver público para o rock no Brasil.
Somente um ano depois, seria lançado um compacto com duas das músicas gravadas para o disco: Zebra e Masquerade, que acaba sendo o único lançamento oficial do Vímana. Na época, foi mal divulgado e mal lançado, com alguns erros de mixagem, não mostrando o real valor da banda.
No final dos anos 1970, o Vímana chegou a ensaiar com o tecladista suíço Patrick Moraz (ex-Yes). A expulsão de Lulu Santos da banda por Moraz acabou por desfazer o grupo finalizando assim o sonho do YES Brasileiro. De qualquer forma, vale conferir a boa faixa Masquerade, que mostra um pouco do intrigante som da banda.

Ritchie - Voz, Flauta Transversal e Percussão
Luiz Paulo - Teclados Fender 88, Sintetizadores Mini-Moog, Piano Acústico
Lulu Santos - Guitarra Fender e Rickenbacker 366 de 12 cordas
Fernando Gama - Contrabaixo e Violão
Lobão - Bateria

Faixas:
01.: Zebra (lado A)
02.: Masquerade (lado B)

MULTIDOWNLOAD

Ritchie - Vôo de Coração (1983)


01.:No Olhar
02.:A Vida Tem Dessas Coisas
03.:Vôo de Coração
04.:Casanova
05.:Menina Veneno
06.:Preço do Prazer
07.:Pelo Interfone
08.:A Carta (The Letter)
09.:Parabéns Pra Você
10.:Tudo Que Eu Quero (Tranquilo)


*OUÇA: A Vida Tem Dessas Coisas


MULTIDOWNLOAD

Ritchie - Brilhantes (1997)


01.: Telenotícias
02.: Menina Veneno
03.: E a Vida Continua
04.: Nesse Avião
05.: Casanova
06.: Pelo Interfone
07.: A Mulher Invisível
08.: Bons Amigos
09.: Só pra O Vento
10.: A Vida Tem dessas Coisas
11.: Insônia
12.: Coisas do Coração
13.: Baby Meu Bem (Te Amo)
14.: Bad Boy


*OUÇA: Pelo Interfone


MULTIDOWNLOAD