sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Gal Costa – Live at the Blue Note (2006)


O CD "Gal Costa Live at the Blue Note" é o registro de um show da cantora baiana durante sua temporada no lendário clube de jazz nova-iorquino, em 2006. O repertório, "para americano ver", é de bossa nova e algum samba-canção antigo, e foi lançado nos EUA e no Japão.
Gal, que já foi chamada por Caetano Veloso de "a cantora ideal da bossa nova", faz três delas logo de cara: "Fotografia" (Tom Jobim), "Desafinado" (Jobim e Mendonça) e "Chega de Saudade" (Jobim e Vinicius de Moraes). Se a interpretação não é tão precisa como a de João Gilberto, criador da batida da bossa, ela rivaliza em emoção com as versões do conterrâneo.
A diva traz duas de Ary Barroso ("Pra Machucar Meu Coração" e "Aquarela do Brasil", no arranjo mais extrovertido do álbum). Canta uma emocionada "Ave Maria no Morro" (Herivelto Martins) e um "Nada Além" (Mário Lago e Custódio Mesquita) bastante puxado para o jazz, só com o baixo marcante e os estalos dos dedos da platéia.
Gal volta à bossa com mais Tom: "Corcovado", "Triste" (numa versão agitada), "Wave", "Samba do Avião", "Garota de Ipanema" e "A Felicidade" (Tom e Vinicius). Canta também "Coisa Mais Linda" (Carlos Lyra e Vinicius), "Sábado em Copacabana" (Dorival Caymmi e Carlos Guinle) e "Copacabana" (João de Barro e Alberto Ribeiro).
O álbum tem ainda "I Fall in Love Too Easily" (composta por Sam Cahn e Jules Styne para a trilha do filme Marujos do Amor, de 1945) e um excelente "As Time Goes By" (Hupfeld), ambas do repertório do jazzista Chet Baker.
O crítico Ben Ratliff, do "New York Times" elogiou o fato de Gal ter adequado sua performance para as dimensões de um jazz-club e também a coragem de ter "usado ingredientes simples".

01.: Fotografia
02.: Desafinado
03.: Chega de saudade
04.: Camisa amarela
05.: Pra machucar meu coração
06.: Ave Maria no morro
07.: Nada além
08.: I fall in love too easily
09.: Corcovado
10.: Triste
11.: Wave
12.: Coisa mais linda / As time goes by
13.: Samba do avião
14.: Sábado em Copacabana / Copacabana
15.: Garota de Ipanema
16.: A felicidade
17.: Aquarela do Brasil


*OUÇA: Chega de saudade

CLIQUE AQUI-BAIXE CD COMPLETO