Shania Twain (nome artístico de Eilleen Regina Edwards, nascida em 28 de agosto de 1965) é uma cantora e compositora canadense.
O segundo álbum de Shania Twain, "The Woman in Me", lançado em 1995, conseguiu um êxito não muito comum para uma boa parte dos artistas de gênero pop/country: o Grammy de Melhor Álbum do estilo. Na mesma premiação, o World Music Award, Shania levou o prêmio de Melhor Cantora Country. O trabalho rendeu a Shania também os prêmios no "American Music Award" de Melhor Cantora Country e de Cantora Country Revelação.
Em 1998, apenas com o álbum "Come On Over" vendeu na primeira edição 14 milhões de cópias, o que rendeu a cantora canadense, além de outras várias premiações do mercado, o registo no Guiness Book como um dos cinco álbuns mais vendidos no lançamento.
O country de Shania passeia por canções mais agitadas, exaltando a força da mulher, como "Man! I Feel Like a Woman!", "That Don't Impress Me Much" e por baladas românticas, fazendo parte, inclusive, do tema de novelas no Brasil. "The Woman in Me", a primeira música comercial de sucesso, virou a versão "A Mulher em Mim", gravada por Roberta Miranda e "Any man of mine", canção fortemente country, a primeira canção que estourou no Brasil tendo uma versão de Sandy & Júnior, "Etc e Tal". Outras baladas românticas que se tornaram sucessos internacionais são "You've Got a Way", "You're Still The One" e "From This Moment On", que é intitulada, segundo pesquisas, como a canção mais executada em casamentos depois da imortal marcha nupcial.
Curiosidade: No começo de sua carreira, Shania fez dupla country com Avril Lavigne.