O zouk é um gênero musical originário das Antilhas. Está presente em vários ritmos brasileiros e sempre teve grande influência na região norte do Brasil, especialmente no Pará e Amapá.
Este género, praticado nas Antilhas francesas (Martinica e Guadalupe) e também em Santa Lúcia, tem forte presença nos P.A.L.O.P. (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Nos países de expressão francesa ele é cantado, principalmente, em crioulo. Estudos acreditam que a sua base rítmica pode ser oriunda da cultura árabe. Esta mesma base é encontrada em vários países como Espanha e Portugal, no mundo árabe, no continente africano e em praticamente toda a América.
No Brasil, utiliza-se o ritmo Zouk para dançar uma dança 100% brasileira. Ela é oriunda da lambada, porém, com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A lambada era muito rápida e frenética, praticamente impossibilitando muitos passos que existem hoje. Os principais pólos do zouk são: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Amsterdã, Barcelona, Palma de Mallorca, Brisbane, Sidney e Zurique.
Tanto que por algum tempo, quando a moda de dançar lambada estava em seu auge, o Zouk era chamado de lambada francesa.
A música zouk tem hoje vários estilos e é preciso ter muito cuidado para não confundir a música com a dança, pois muitas vezes chamam kizombas, r’n'b, hip hop, reggaeton e até músicas árabes de Zouk, o que obviamente não procede.