Da esquerda para a direita: Lobão (o segundo), Lulu (penúltimo) e Ritchie (o último).
Richard David Court, ou Ritchie (Beckenham, 6 de março de 1952) é um cantor e compositor inglês radicado no Brasil.
Nascido em Beckenham, no condado de Kent, ao Sul da Inglaterra, morou em diversos países como Quênia, Dinamarca, Iêmen do Sul, Itália, Alemanha e Escócia, além de várias localidades da Inglaterra por ser filho de militar. Em 1972 conhece em Londres um grupo de brasileiros, inclusive alguns integrantes dos Mutantes, que o convencem a vir para o Brasil.
No Brasil se fixa, em princípio, em São Paulo onde monta a banda Scaladácida com Fabio Gasparini (guitarras), Sérgio Kaffa (baixo), e Azael Rodrigues (bateria). Com a dissolução da banda no final de 1973, muda para o Rio de Janeiro com a mulher, a arquiteta e estilista carioca Leda Zuccarelli. No Rio de Janeiro, passa a dar aulas de inglês para artistas como Paulo Moura, Egberto Gismonti e Gal Costa. Participa de várias bandas como flautista - como por exemplo "A Barca do Sol" - durante dois anos até começar a atuar como cantor no grupo Vímana. Ao lado de Lobão, Lulu Santos, Luiz Simas e Fernando Gama, gravam o compacto "Zebra" pela Som Livre, que é arquivado pela gravadora que alega não haver público para rock no Brasil. Em seguida a banda é desfeita e praticamente todos os seus integrantes iniciam carreira-solo.
Em 1983 Ritchie lança seu primeiro LP (Vôo de Coração), que vende mais de um milhão de cópias, capitaneado pelo imenso sucesso de seu hit "Menina Veneno".
Ao longo da carreira lançou diversos trabalhos solo, mas o primeiro LP ainda é seu disco de maior sucesso. Em 1993, ele foi co-fundador da banda "Tigres de Bengala" (ao lado de Vinicius Cantuária e Cláudio Zoli, entre outros). Durante a segunda metade dos anos 90 ele trabalha como web sound designer (sonorização para sites musicais e mídia digital), retornando com um disco de composições inéditas em 2002, intitulado "Auto-Fidelidade". Participa em 2003 do tributo à banda Secos & Molhados, lançado em CD com o nome "Assim Assado", com a participação de vários artistas. Nesse disco, Ritchie regravou a música "Fala", que surge novamente em 2008 como tema do personagem Augusto César, interpretado pelo ator José Mayer, na novela das oito da Rede Globo A Favorita).
sábado, 3 de abril de 2010
Ritchie
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário