quinta-feira, 29 de julho de 2010

Zé Ramalho - Zé Ramalho (1978)


É o primeiro disco solo de Zé Ramalho, um must para quem aprecia psicodelismo com toques regionais – ou música regional com toques psicodélicos. É um disco em que mundos se encontram.
Em "Avôhai" (feita em homenagem ao avô que o criou após seu pai morrer afogado num açude), os sintetizadores do suíço Patrick Moraz e um arranjo sensacional de baixo convivem com uma típica viola nordestina e uma cítara indiana.
Em "A Dança das Borboletas" (parceria com Alceu Valença), o convidado Sérgio Dias ganhou três dos oito canais da mesa de som para gravar um apoteótico solo sobreposto, no que é um dos grandes momentos do psicodelismo brasileiro.
"Este é o meu primeiro disco. O disco de estréia. Veio cheio de misticismo e idéias. Trouxe um linguajar diferente do usual. Através da mensagem do "Avôhai", música que abre o disco, com a participação de Patrick Moraz, tecladista do grupo inglês YES! Além de "Avôhai", traz "Vila do Sossego" e "Chão de Giz", músicas que viraram clássicos da M.P.B. com várias regravações de outros artistas. É o disco da chegada, transpondo a soleira do alcance musical. É um disco que nunca saiu de cartaz. Me orgulho dele e do seu tempo. Foi o início de tudo. Tudo começa com "Avôhai". (Zé Ramalho)
Esta versão é ripada de um CD que foi relançado em 2003 e conta com algumas faixas extras. Recomendadíssimo!

01.: Avôhai
02.: Vila do Sossego
03.: Chão de Giz
04.: A Noite Preta
05.: A Dança das Borboletas
06.: Bicho de 7 Cabeças
07.: Adeus Segunda-feira Cinzenta
08.: Meninas de Albarã
09.: Voa, Voa
10.: Avôhai (Voz e Violão) (Bonus Track)
11.: Chão de Giz (Voz e Violão) (Bonus Track)
12.: Bicho de 7 Cabeças (Voz e Violão) (Bonus Track)
13.: Vila do Sossego (Voz e Violão) (Bonus Track)
14.: Ratos de Porto (Voz e Violão) (Bonus Track)


*OUÇA: Chão de Giz

MULTIDOWNLOAD

Nenhum comentário: