quinta-feira, 29 de julho de 2010

Alceu Valença - Molhado de Suor (1974)


Neste seu segundo LP, primeiro totalmente solo, Alceu Valença destila toda sua verve nordestina, aprendida na sua cidade natal, São Bento do Una, na zona da mata pernambucana, uma música com pitadas do estilo armorial mais voltada para o rock, um estilo que fez escola nos anos 70 em Recife e Olinda.
É deste disco dois grandes sucessos da época que permanecem até hoje no repertório de Alceu, "Papagaio do futuro" e "Punhal de prata".
Música moderna, um frescor de renovação para a época, que permanece atual até hoje. Um vitorioso que lutou contra todas as adversidades que era lançar um disco de artista desconhecido e principalmente nordestino, muito bem ilustrado na dedicatória do disco "Dedico este trabalho a mim mesmo, que convivi com deuses e comi o pão que o Diabo amassou para realizá-lo". Uma grande estréia!
"Meu primeiro disco solo. Tem “Papagaio do Futuro”, “Dente de Ocidente”, “Dia Branco”, “Mensageira dos Anjos”, com arranjos de cordas de Waltel Blanco. Pouco depois, classifiquei “Vou danado pra Catende” no Festival Abertura, da TV Globo. Montamos uma banda de pífanos elétrica, com Lula Côrtes (tricórdio), Zé Ramalho (viola), Paulo Rafael e Ivinho (guitarras), Zé da Flauta, entre outros. Por não conseguir enquadrar o som que fazíamos, o júri criou uma categoria de última hora – o prêmio Pesquisa – para nos contemplar. O disco alcançou uma segunda tiragem com a inclusão desta faixa".

01.: Vou Danado pra Catende
02.: Borboleta
03.: Punhal de Prata
04.: Dia branco
05.: Cabelos Longos
06.: Chutando Pedras
06.: Molhado de Suor
07.: Mensageira dos Anjos
08.: Papagaio do Futuro
09.: Dente de Ocidente
10.: Pedras de Sal
11.: Chutando Pedras


*OUÇA: Punhal de Prata

MULTIDOWNLOAD




Um raro momento em que Zé Ramalho e Lula Côrtes aparecem tocando juntos à época.
Os dois e Alceu Valença numa performance inspiradíssima da espetacular "Vou Danado pra Catende", de Valença, em 1975 (da esquerda para a direita, na linha de frente da banda, Zé, Alceu e Lula). Vídeo produzido para o Festival Abertura, realizado pela Tv Globo, onde a música foi contemplada na categoria "Pesquisa".

Alceu Valença (voz e violão)
Zé Ramalho (voz e viola)
Lula Côrtes (tricórdio)
Zé da Flauta (flauta)
Ivinho (guitarra)
Paulo Raphael (baixo)
Israel Semente Proibida (bateria)
Agricinho Noia (percussão)

*Percussionista do lado direito não identificado.

Nenhum comentário: