quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MARTINHO DA VILA


O sambista, nascido num sábado de carnaval, na cidade de Duas Barras/RJ, é dos maiores (senão o maior) divulgadores de samba enredo na história da MPB. Além de ser compositor entre os mais brilhantes do gênero, Zé Ferreira (como também gosta de ser chamado) canta como ninguém sambas não só de sua Vila Isabel do coração, como também de outras agremiações, preocupando-se com o resgate fonográfico e o registro discográfico de sambas pouco conhecidos e evitando que este tipo de música fique esquecido.
Em 1993, Martinho gravou o álbum postado abaixo, dedicado à Unidos de Vila Isabel no projeto Escolas de Samba, da gravadora Sony Music, que, selecionando os dez melhores sambas da escola, escolheu nove de sua autoria.
Sempre quando compunha um samba enredo, Martinho da Vila fazia questão de gravá-lo tanto no disco oficial do carnaval quanto nos seus álbuns de carreira, mas não o fazia na avenida, deixando a função para os intérpretes da escola. No entanto, em 1993, ele abriu uma exceção e, até a primeira metade do desfile, cantou “Gbala” no carro de som junto com seus filhos Tonico Ferreira, Mart’nália e Analimar, além do puxador oficial da época Gera.

Nenhum comentário: