sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Celeste (Soul Parsifal) - Renato Russo & Marisa Monte


A música “Celeste“ foi extraída de um demo-tape de 1993 do arquivo particular da cantora. A fita DAT, danificada, foi fisicamente recuperada e seu conteúdo extraído num trabalho minucioso e demorado. Ouvindo o “embrião” desta música que se tornaria "Soul Parsifal" (mais tarde lançada no CD “A Tempestade” da Legião Urbana), Marisa sentiu o desejo de finalizar com todo o critério aquela idéia inicial, que era praticamente uma outra canção e que ainda continha o frescor do momento da criação mas estava bem longe de ser o que a dupla de compositores esperava para sua composição. A demo, de 1993, foi feita em apenas 15 minutos, num intervalo de uma sessão de estúdio do “The Stonewall Celebration Concert”, primeiro álbum solo de Renato Russo.
Para o desafio de extrair as vozes de um arquivo de áudio “mono” e fazer um novo arranjo sob elas, de acordo com a vontade dos dois compositores na época da criação, Marisa procurou o produtor musical e sound designer Carlos Trilha, que trabalhou com Russo em seus projetos solo. Carlos Trilha, sem ainda imaginar o tamanho do desafio técnico que enfrentaria nos próximos 3 meses seguidos a esta data, aceitou o convite da cantora prontamente.
Carlos Trilha e a equipe do estúdio Órbita, depois de muita pesquisa e horas de uma espécie de “artesanato digital”, conseguiram chegar num resultado onde já era possível, tecnicamente, completar de forma criteriosa a produção que fora iniciada 17 anos antes.
Contando com músicos excepcionais (alguns já haviam trabalhando com a Legião Urbana, como Fred Nascimento, Gian Fabra e Cesinha) concluíram a produção da música chegando num resultado emocionante.
Marisa havia gravado essa música que faria parte do disco "Cor de Rosa e Carvão", porém, a canção viria com o título de "Celeste".
Não entrou no disco porque Marisa na época achou que a música não tinha o ‘clima musical’ proposto no repertório do álbum, decidindo deixá-la de fora.

*OUÇA:


Celeste (Soul Parsifal) - Renato Russo/Marisa Monte


Vê que o meu sorriso é verdadeiro
meu coração está desperto
é sereno nosso amor e santo este lugar

Dos tempos de tristeza
tive o tanto que era bom
eu tive o teu veneno e o sopro leve do luar

Porque foi calma a tempestade
e tua lembrança
a minha estrela
da alfazema fiz um bordado
vem meu amor
é hora de acordar

Tenho um jasmin
tenho hortelã
tenho um cesto de flores
eu tenho um jardim e uma canção

Tenho um verão
tenho valor
eu tenho um desejo e uma oração
vivo feliz
tenho um amor
e eu vou cantar uma canção pra mim
vem que é hora de acordar

Vê que a minha força é santa
como foi santo o meu penar
pecado é provocar desejo
e depois renunciar

Porque foi calma a tempestade
e tua lembrança
a minha estrela

Vê que o meu sorriso é verdadeiro
meu coração está desperto
é sereno nosso amor
e santo este lugar

Tenho jasmim
tenho hortelã
eu tenho um anjo
eu tenho uma irmã
com a saudade teci uma prece
preparei erva cidreira pro café da manhã

Eu vou cantar uma canção
eu vou cantar pra mim
eu vou cantar uma canção
eu vou cantar pra mim...

Nenhum comentário: