quinta-feira, 13 de maio de 2010

Robertinho de Recife


Considerado um dos maiores guitarristas do Brasil, sua trajetória no universo da música popular consagra-o como profissional de múltiplos talentos e iniciativas (instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical).
Roberto Cavalcanti Albuquerque sempre foi chamado pelos colegas de Robertinho. Com seu tipo físico não poderia ser diferente: sempre foi franzino, de olhos vivos e rosto pequeno. As mãos de dedos muito curtos não permitiam prever o futuro de um dos melhores guitarristas do Brasil.
Começou a tocar ainda menino, sendo logo apontado como guitarrista prodígio. Aos 12 anos, já considerado virtuose, apresentava-se tocando até com os pés. Ainda como aluno de seminário, estudou música sacra.
No final dos anos 1960, acompanhou alguns ídolos a Jovem Guarda, como Rosemary e Jerry Adriani. Tocou em bandas pop nos Estados Unidos e também em transatlânticos em cruzeiros pela costa brasileira, sendo solicitado a modalidades como como o blues,o jazz e o country.
No período em que foi músico de estúdio, tocava estilos radicalmente diversos ao acompanhar artistas como Jane Duboc, Cauby Peixoto, Os Fevers e Hermeto Pascoal. Outra modalidade que também tocou foi o heavy metal e a música infantil.
Foi chamado para tocar em várias bandas de destaque internacional como Watch Pocket, Chicago e Quiet Riot.
O disco "Metal Mania" o consagrou como um dos pioneiros do hard rock no Brasil.
Já passou por todos os estilos: regional nordestino, pop brega (com a banda Yahoo), heavy metal (nos anos 80), música clássica (no disco Rapsódia Rock) e MPB (acompanhando artistas como Fagner, Zé Ramalho e Gal Costa).
Atualmente ele é apenas produtor, mantém um estúdio no Rio (o Special Discos) e faz pouquíssimas participações em álbuns de amigos, infelizmente.
Você se não conhece o Robertinho de Recife, procure saber. Um grande guitarrista brasileiro. Você não vai se arrepender.

Nenhum comentário: