domingo, 23 de maio de 2010

RAY LEMA


Ray Lema é um dos expoentes máximos da musica africana. Pianista, guitarrista, cantor e compositor, a sua música influenciou muitos músicos e compositores de diversas áreas do jazz, Pop e World Music.
Raymond Lema A' nsi Nzinga, mais conhecido como Ray Lema, é congolês nascido em 30 de Março de 1946 em Lufu-Toto, na Província Central do Congo. Lema é pianista,guitarrista, e compositor de canções. Trabalhou para o Ballet Nacional do Zaire, e foi convidado para ir para os Estados Unidos pela Fundação Rockefeller. Por volta de 1989 atingiu o sucesso internacional assinando com a editora Island Records.
Teve como base a música clássica europeia quando esteve num seminário católico onde tinha decidido ser padre. O seu concerto inaugural foi "Sonata ao Luar", mas mais tarde abandonou o seminário e começou a interessar-se em música popular africana. Começou então a atuar em clubes e tornou-se fã de músicos como por exemplo Jimi Hendrix.
Musicólogo e ativista, Lema é um membro ativo da FreeMuse (uma organização anti-censura e Livre Expressão) - www.freemuse.org

Nenhum comentário: