quarta-feira, 31 de março de 2010

Oficina G3 - Nada É Tão Novo, Nada É Tão Velho (1993)


Oficina G3 é uma banda cristã de rock formada em São Paulo, Brasil. Foi fundada por Juninho Afram, Wagner García e Walter Lopes, no fim dos anos 1980. Em atividade desde 1987, passou por vários estilos musicais, como o hard rock e pop rock, até chegar ao metal progressivo atual, e influências de nu metal, metalcore, entre outros, tendo várias formações ao longo dos anos. Gravou oito álbuns de estúdio, além de mais dois ao vivo e quatro compilações.
Na época em que a banda começou, o rock ainda era tabu em igrejas cristãs brasileiras, e eles foram um dos primeiros a mesclar vertentes mais pesadas do rock com a música cristã no Brasil. Logo se tornaram ícones do incipiente gênero do rock cristão brasileiro, tornando-se conhecidos entre os admiradores desse estilo no país. Apesar de, em parte, terem sido rejeitados por muitos pastores e lideranças religiosas, o visual da banda, com integrantes tatuados e de cabelos compridos, em geral atraía o público cristão jovem.
A banda mudou os seus rumos ao fim da década de 1990, quando o cantor PG entrou no lugar de Luciano Manga. Grande parte do apelo de "banda de rock pesado" foi deixada de lado, e a banda passou a ter um estilo mais guiado pelo pop rock. Foi a fase de maior popularidade da banda, ganhando novos fãs, principalmente após a assinatura com a gravadora MK Publicitá. Porém, após a saída de PG em 2003, o Oficina G3 novamente tornou-se uma banda mais voltada ao peso do rock, mais especificamente o metal progressivo. Os vocais foram assumidos por Juninho Afram, e a banda prosseguiu sua carreira efetivamente. Nesta nova fase ganharam duas indicações ao Grammy Latino, e cinco ao Troféu Talento, também logrando relativo sucesso com boa parte dos fãs, alcançando Disco de Ouro com o álbum "Além do que os Olhos Podem Ver" em poucas semanas.
É atualmente composta por quatro integrantes: o vocalista Mauro Henrique, o tecladista Jean Carllos, o baixista Duca Tambasco e o guitarrista Juninho Afram, o qual é o único integrante original. Os integrantes são reconhecidos por sua proficiência em seus instrumentos, estando freqüentemente presentes em matérias de revistas especializadas em música.

01.: Mais que vencedores
02.: Pastor
03.: Resposta de Deus
04.: Valéria
05.: Razão
06.: Deus eterno
07.: Consciência de liberdade
08.: Perfeita união
09.: Naves imperiais
10.: Cante
11.: Viver por fé
12.: Parar e pensar


*OUÇA: Viver por fé


MULTIDOWNLOAD

Um comentário:

RAHN disse...

Valeu mesmo Quietinha e desculpa pela ganância ^^(na próxima vou pedir só um CD msm).
Estou muito agradecido por ter atendido a esse meu pedido, não só pelo fato de ser o oficina, mas por poder mostrar que aqui no Brasil tbm fazemos Rock de verdade (não quero desmerecer as bandas de Rock nacionais, mas eu falo de Metal e Hard).
Pelo fato de o Brasileiro não só descriminar esse estilo de Rock como todos escutam o mesmo estilo só que de fora do país, Eu não sou Protestante admito curtir apenas alguns CDs do oficina, mas eu admiro muito essa banda que não só enfrentou o preconceito do próprio público brasileiro como da própria Igreja Protestante, eu tenho eles como exemplo de que o Rock com toda a certeza não é coisa do "Demônio", pra mim eles são o carro chefe do que algum dia pode se tornar um estilo musical bem conceituado aqui no Brasil, Bandas de Hard e Metal aqui no Brasil não faltam mas o que é mais chato é o fato delas não progredirem pela falta de incentivo e a aversão da maioria das pessoas, com esse pedido feito aqui no blog eu espero que muita gnt possa baixar e escutar o som que o oficina faz, espero que algum dia o Rock brasileiro evolua ou se não volte aos tempos de Legião Urbana e Barão Vermelho, não deixemos o Rock afundar no mar do Pop, O Rappa, Charlie Brown, Raimundos e etc tbm são opções pra quem não curte algo tão pesado mas deem valor ao que nos temos pq ruim tenho certeza de que não é.
Valeu mesmo Quietinha!